Depois da Universidade da Virgínia (EUA), que abriu uma pós-gradução sobre a influência da cantora de 24 anos sobre temas como o comportamento sexual e os movimentos feministas, segue-se a Universidade da Carolina do Sul, que vai lançar um seminário chamado ‘Lady Gaga e a Sociologia da Fama'.
"A fama conquistada por Lady Gaga é sociologicamente pertinente como objecto de estudo em relação à cultura popular e às condições actuais de uma celebridade", justificou o professor de direito internacional Matthieu Deflem, que vai dirigir o curso.
Deflem, que se reuniu cinco vezes com a extravagante artista e já a viu a actuar ao vivo em 29 concertos, considera que a ascensão meteórica de Lady Gaga até se transformar numa estrela internacional é um facto sociológico único dos tempos recentes.
"A fama dela surgiu nos últimos dois anos numa sociedade muito diferente da que conhecemos nas últimas décadas. A influência da Internet e das novas tecnologias foi particularmente pertinente neste caso", avaliou o docente.
O primeiro álbum da cantora, lançado em 2008, vendeu mais de 15 milhões de cópias e rendeu vários prémios internacionais.
Retirado de: Vidas
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