Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

quarta-feira, setembro 08, 2010

Privacidade do Facebok

Ontem numa conversa, á hora de almoço num restaurante, começou-se um tema de facebook para cá e facebook para la, privacidade para aqui e privacidade para ali. Uma das pessoas que estava até muito indignada:

Tenho uma pessoa que eu nunca vi, que é amiga de um amigo meu e que comentou as minhas fotos!

E diz a outra com ar muito inteligente:

Eu detesto o Facebook, não tem privacidade nenhuma, toda a gente expõe a sua vida! Ao menos eu tenho hi5 e ninguém que não seja meu amigo consegue ver o meu perfil.

Eu só tive vontade de rir, mas como é óbvio permaneci quietinha no meu canto. Ela até pode ter a sua razão, e todas as opiniões merecem o devido respeito, eu também já tive hi5 e confesso que na altura não queria mais nada sem ser aquilo até descobrir o Facebook! O hi5 tem a desvantagem que não te permite bloqueares o teu perfil de alguém que nunca viste na vida mesmo que a adiciones ao teu grupo. O Facebook, tem! O que poderá ser eventualmente feito é recusar todos os pedido do hi5 que gente que não conheçamos e assim ninguém estranho se intromete. Mas isso vai de cada um.

Apercebi-me que muita gente ainda não sabe bem gerir a sua privacidade no Facebook ou porque ainda não têm perfil, ou porque porque ouviram rumores de amigos ou conhecidos, ou ainda por outros motivos, devem existir imensos. Assim, tive a ideia de fazer um artigo sobre a privacidade no Facebook. Eis os temas que vamos abordar:
  1. Como criar grupos de amigos?
    1. Para que servem estes grupos?
    2. Porquê criar grupos de amigos?
  2. Como personalizar a nossa privacidade?
    1. Perfil
    2. Fotos
  3. Como ter a certeza que apenas as pessoas que escolhemos têm acesso aos nosso dados?
Vou acompanhar cada tópico de imagens do meu próprio Facebook que já tenho preparadas para que este
post, espero que esteja compreensível para todos. Antes de partimos para os tópicos eis aqui um screenshot do meu perfil.

Agora vamos ao que interessa. 

1. Como criar grupos de amigos?

Criar grupos de amigos no Facebook é a melhor forma de "organizar" todas as pessoas que conhecemos ou que nos apetece adicionar, assim conseguimos mantê-las "divididas" e gerir melhor a privacidade e não temos tanta trabalheira em andar á procura dos amigos que queremos que vejam o nosso perfil, e depois procurar os outros que não queremos que o vejam, pois no grupo fica tudo incluído. Podemos criar quanto grupos quisermos. Ao longo do posto vão entender melhor o que quero dizer.
Para criar os tais grupos temos que clicar onde diz Conta vai descer uma lista na qual seleccionamos Editar amigos onde nos vai surgir uma imagem mais ou menos assim:


Agora vamos por partes, nesta página podemos fazer variadas coisas, e depois cada um poderá explora-la á sua maneira, mas para já o que nos interessa mesmo são os pontos assinalados a vermelho:
  1. São todos os nossos amigos sem filtragem de grupo
  2. Os diversos grupos que criamos
  3. Indica se aquele amigo está incluído num grupo ou não
Para criar um grupo basta clicar onde diz Criar nova lista, depois só temos que dar um nome a essa lista e escolher as pessoas que a vão incluir. E está feito, temos um grupo de amigos criado e podemos vê-lo no ponto 2, e se clicarmos no ponto 1 e vermos que ainda temos alguns amigos sem lista podemos criar outra da mesma maneira que acabei de referir, também no ponto 1 podemos ver todos todos os amigos, quer tenham grupo ou não, os que têm lista estão assinalados no ponto 3, se não tiverem lista, em vez de estar escrito 1 lista irão ver o texto Adicionar a uma lista. E claro que aqui temos duas opções ou criamos uma ou escolhemos uma já existente. Pode parecer um pouco complicado no inicio mas depois conforme forem usado o Facebook e forem "brincando" com as suas opções vão ver que ele é super fácil e super acessível, eu pelo menos assim acho e não o uso assim há tanto tempo.

Falta apenas responder a uma pergunta, porquê criar estes grupos? Para além de termos os nossos amigos organizados, estes grupos também servem para gerir e privacidade, vou explicar como mais á frente.

2. Como personalizar a nossa privacidade?

Esta parte requer um pouco mais de trabalho e atenção da nossa parte, porque é aqui que tudo acontece, é aqui que nós "decidimos" quem vai poder ver o nosso perfil, quem não vai, quais as coisas que ficam ocultas e quais são publicas para todos.
Mais uma vez vamos clicar onde diz Conta, desce novamente a lista e agora escolhemos Definições de privacidade. Nessa página - que eu considero super importante no Facebook - podemos ver algo mais ou menos assim:
E desta forma que a privacidade do meu Facebook se encontra. Na lista do lado podemos escolher se queremos que Todos vejam o nosso perfil, e quando digo todos é mesmo TODOS, quer sejam amigos ou não, amigos de amigos ou não. A opção seguinte é Amigos de amigos, onde algumas coisas podem ser vistas pelos amigos dos teus amigos, a terceira opção é Apenas amigos onde apenas amigos podem ver, e aqui engloba todos os amigos quer conheça ou não, desde que os tenhas adicionado. Também um perfil de privacidade Recomendado, mas como eu não gostei muito optei por Personalizar. Em baixo onde diz Personalizar definições vamos escolher todas a opções de visualização do nosso perfil. E vai nos surgir uma página assim:

Tudo o que surge aqui pode ser editado da maneira que desejarmos, e mais à frente vamos ver como, para já quero que prestem atenção a uma linha que surge um pouco abaixo como esta assinalada.
Perguntam-me agora para que serve isto?
Serve obviamente para gerir a privacidade das nossas fotografias - e também para evitar os tais comentários que vimos no inicio deste post.

Ao clicar no link podemos ver uma pagina como a seguinte, no caso ter já termos álbuns de fotos que também servem para organizar as nossas fotografias - se quiserem algumas dicas de como fazer estes álbuns é só deixar no comentário - e como muitas são pessoais apenas devemos deixar que as pessoas que conhecemos vê-las.

Estes são alguns dos meus álbuns de fotos, para gerir a sua privacidade temos que nos rectângulos cinzentos onde nos surge uma lista igual a esta.
Mais uma vez aqui podemos optar por mostrar a Todos, aos Amigos dos amigos, Apenas aos amigos, ou Personalisar, que é aquele eu escolhi neste caso, lembro que para cada álbum devem-se repetir os seguintes passos.
Clicamos em editar para abrimos uma caixa onde vamos colocar as nossas opções. É aqui nesta caixa que entram os grupos que criámos no inicio, e é desta forma que os grupos de amigos nos vão facilitar esta tarefa de gerir a privacidade do nosso perfil do facebook. Como podem ver na imagem, é possível escrevermos o nome de cada pessoa que queremos que veja no nosso perfil, mas como já temos um grupo feito, basta escrever o nome desse grupo. O mesmo se aplica ao separador Ocultar isto de, basta escrever o nome do ou dos grupos que não queremos que veja este álbum de fotos. No final a nossa caixa vai ficar assim:

Significa isto que este álbum pode ser visto por todas as pessoas incluídas no grupo Amigos que conheço e que será oculto dos grupos Malta que não conheço, e Outros.

Agora como é óbvio temos que guardar estas definições. 



3. Como ter a certeza que apenas as pessoas que escolhemos têm acesso aos nosso dados?

E finalmente chegamos ao ultimo tópico, não menos importante do que os outros - e que me deram algum trabalho a realizar - é aqui que podemos ver como é que o nosso perfil é visto pelos outros.
Aqui tirei algumas imagens para não ter que escrever tanto pois pelas imagens vão perceber o que é que foi feito. Em primeiro lugar para vermos essa página temos que voltar um pouco atrás, vejam a terceira imagem do tópico 2, aqui devem clicar onde diz Pré-visualizar perfil para verem a seguinte imagem.

Para começar escolhi uma amiga minha que está no grupo Amigos que conheço
Agora vou escolher alguém que nunca vi na vida e que está no grupo Malta que não conheço

Se repararem bem, esta segunda pessoa que eu adicionei aos meus amigos mas que coloquei num grupo, não pode ver o meu mural, nem todos os álbuns de fotos, apenas um deles que eu quero que seja visto por todos, que é o album onde tenho as fotografias das bijuterias que faço e que estão no blog Miminhos da Pinipon.
E pronto, está concluído! Já temos o nosso perfil com as definições de privacidade definidos e estes podem sempre ser alterados ao nosso gosto.


Espero que tenham gostado, sei que está um pouco mais longo do que o normal mas foi mesmo necessário para explicar bem este tema. Quaisquer duvidas ou questões podem deixá-las em comentário que responderia logo que possa.

2 comentários:

A lupa de alguém disse...

Olá! Felicito-te pela bonita imagem que tens no blog, parece um cenário medieval.
Em relação a este artigo, eu pessoalmente não tenho qualquer destas redes sociais, só entrei no facebook através de uma amiga (ela mostrou-me como funcionava) e sinceramente não me cativou nada. Pareceu-me uma exposição muito grande...

Catarina disse...

@A lupa de alguém
Obrigada pelo comentário.
A imagem é uma fotografia que uma amiga minha tirou quando fomos ver o Palacio de Monserrate, ficou linda mesmo.
Quanto ao post, sim é verdade que eu pessoa fica exposta, mas no meu ver isso consegue-se bloquear se a pessoa assim o quiser, porque eu também tenho muita gente que não conheço - porque para os jogos sao precisos os vizinhos - mas todos eles estao bloqueados, apenas o meus amigos de verdade conseguem ver o meu perfil e os meu dados e fotos. Acho que também vai de cada um saber gerir aquilo :p