Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

domingo, outubro 25, 2009

50 Anos da RTP



Hoje, não so porque a RTP  comemora os 50 anos, mas tambem porque é dos canais que mais gosto de ver e que acompanhou a minha infancia, vou falar um pouco dela. Não que muito nao saibam a sua historia, mas por que acho que a RTP é de facto uma grande empresa e uma grande equipa.

A RTP - Radiotelevisão Portuguesa, nasce a 15 de Dezembro de 1955. Começou como uma sociedade anónima, com capital tripartido entre o Estado, emissoras de radiodifusão privadas e particulares. As emissões experimentais da RTP (posteriormente, conhecida como RTP1) iniciaram-se em 1956, a partir da Feira popular, em Lisboa. (Que saudades da Feira Popular, ainda hei-de escrever sobre ela).
No entanto, as emissões regulares, só se iniciariam a partir de 7 de Março de 1957. No dia 20 de Outubro de 1959, a RTP tornou-se membro da UER - União Europeia de Radiodifusão - e em meados dos anos 60 do século XX passou a ser transmitida para todo o país.
No dia 25 de Dezembro de 1968 comemorou-se o Natal com a criação de um segundo canal, a RTP2.(...)A RTP iniciou as emissões regulares a cores no 7 de Março de 1980, depois de algumas experiências técnicas, contudo grande parte da população ainda não dispunha de equipamentos a cores.
No dia 10 de Junho de 1992, iniciaram-se as transmissões da RTP Internacional.
Em 14 de Agosto de 1992
(que giro no dia em que fiz sete anos), a RTP transformou-se em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos - a Radiotelevisão Portuguesa, S.A..
No dia 7 de Janeiro de 1998, iniciaram-se as emissões regulares da RTP África, destinada aos habitantes dos lusófonos, como: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O 11 de Maio de 2000, a RTP - juntamente com a Radiodifusão Portuguesa (RDP) e a Agência LUSA - passa a fazer parte da sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos denominada Portugal Global, SGPS, S.A..

A Portugal Global foi extinta em 22 de Agosto de 2003, tendo sido feita a reestruturação do sector empresarial do Estado na área do audiovisual. Entre outras alterações, transformou-se a antiga Radiotelevisão Portuguesa, S. A., sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, numa nova sociedade gestora de participações sociais, denominada Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, S. A.. Foi ainda criada uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos designada Radiotelevisão Portuguesa - Serviço Público de Televisão, S. A..Em 2007, a RTP comemora os seus 50 anos de emissões em Portugal.
O novo Complexo de estúdios de Chelas possui meios técnicos actuais e modernos prontos para o arranque da emissão da TDT (Televisão Digital Terrestre) e também um enorme carro de exteriores totalmente equipado para emissão em HDTV High Devinition Television (Televisão de Alta Definição). A Primeira emissão da RTP em alta definição no canal RTP HD durante os jogos Olímpicos de Pequim.
(Retirado de Wikipédia, mas ignorem os comentários que fiz pelo meio, lol)







Continuando... as minhas primeiras lembranças da RTP, que certamente tambem serão as de muita gente da minha idade, começão pela Rua Sésamo. Quem não se lembra disso? Era tão giro, eu pulava em frente da televisão de cada vez que aparecia o genérico. A minha mae via-se obrigada a gravar os episodios para eu ver e ficar mais sossegada, nos dias em que nao havia Rua Sésamo. 

E o Dartacão? Tambem era outra serie que eu AMAVA, mais uma para a minha mãe gravar. As historias dos Três Mosqueteiros mas com cães e gatos. Uma serie que recentemente está á venda em DVD.





Quem nao se lembra tambem, á hora de dormir, do Vitinho? Que saudades disso tudo. Era das coisas mais fantasticas da minha infancia. 



E mais uma serie da qual ja nao me lembrava. As coisas que uma pessoa descobre no You Tube enquanto pesquisa por outras, lol.





Estas são das primeiras coisas quem marcam em relação é RTP. Talvez seja por causa disto que eu gosto tanto de jornalismo, de tal forma que eu não podia faltar de forma nenhuma ao dia em que a RTP resolveu abrir portas para mostrar os seus estudios. Foi hoje, eu levei a minha camara de filmar, como não podia deixar de ser, e fui bem cedo a consegui apanhar ainda um dos últimos convites.Vi a primeira carrinha de exteriores, pena não terem uma actual ao lado para ver ver por dentro, participei num jogo onde ganhei um bloco e uma caneta, vi o museu, vi os estudios, e claro que filmei o que me foi possível filmar.

So nao posso mostrar ainda o filme porque a fita ainda nao acabou e nao o pus ainda no pc, mas garanto que ficou muito giro, foi o melhor dia da minha vida, eu saí de lá realizada e maravilhada com aquele estudio onde se apresenta o Telejornal,  vim até ao carro a comer pipocas (pois, eles tambem estavam a oferecer pipocas). 
Se eu podesse escolher um sitio para trabalhar, com certeza seria na RTP. Veremos se tenho sorte, mas primeiro há conseguir ir para a Universiade lol.


Sem comentários: