Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

sábado, janeiro 14, 2012

O Aprendiz

Esta é uma imagem que muita gente mais velha que eu deve ter ainda em mente: um moço pequeno e desajeitado, tentado seguir as ordens do seu mestre mas que no final só faz é asneira. É assim que eu o imagino, e era bom que ainda houvessem aprendizes neste país, sinal de que os conhecimentos adquiridos com a experiência não se perdiam - e que que não precisaríamos de nascer todos licenciados - mas não, os nossos supostos mentores estão todos na reforma e nós estamos onde?? No desemprego!
Em vez de nos colocarem ao lado dessas pessoas para que elas nos ensinassem o oficio, não, querem que nós sejamos todos licenciados e doutores já com experiência e pratica de alguém que trabalhou durante mais de trinta anos na área! E ainda querem que falemos todas as línguas da Europa e que sejamos um "faz tudo" da empresa, seja qual for o nosso sector de trabalho.
E o que é que acontece a quem não teve oportunidade de se tornar licenciado?? A quem gostava de ter um curso profissional mas não tem dinheiro para o pagar porque simplesmente não consegue trabalhar para juntar esse dinheiro??
Parece-me que o país ainda não descobriu o que fazer com essas pessoas. A questão é que eu estou nesse grupo de jovens, que por opção ou outro motivo qualquer não conseguiu fazer mais do que o 12º ano, e que agora luta todos os dias para conseguir e manter um emprego/trabalho e ganhar dinheiro para pagar as suas contas. Muitos dos jovens da minha idade já estão a morar juntos e têm filhos para cuidar e a vida não pára só porque causa de não se conseguir trabalhar. Mas se ela parasse, para mim ficaria estacionada algures em 2009 que foi quando fiquei oficialmente despedia, e só arrancaria de novo quando eu conseguir trabalho e dinheiro para voltar a estudar, porque se tal não fosse necessário, bastaria em entrar em qualquer estação de rádio ou estúdio de televisão e dizer: "Eu adorava aprender este oficio, será que posso entrar como aprendiza??
Enhanced by Zemanta

2 comentários:

Ki disse...

Infelizmente não é assim tão fácil como chegar e pedir, pelo menos já não é =(

Catarina disse...

Pois, infelizmente e com muita pena minha, pois acredito que isso poderia diminuir em muito o numero de desempregados.