Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

terça-feira, outubro 26, 2010

Sabiam que...

...um  “Theremin” é um instrumento musical?

Não?? Mas é!

Um instrumento musical que se toca com as duas mãos. A nota emitida depende da proximidade de uma das mãos à antena, no topo da caixa. A sonoridade da nota depende da proximidade da outra mão à espiral que está do outro lado do instrumento.

O que acontece:

1. O som é produzido electronicamente. Há dois osciladores de alta frequência no instrumento que produzem corrente eléctrica da mesma frequência quando não há nada perto da antena.

2. Quando aproximas a mão da antena, alteras a frequência de um dos osciladores. Quanto mais perto está a tua mão, maior é a alteração.

3. As duas correntes eléctricas de alta frequência misturam-se e produzem uma corrente de baixa frequência que é amplificada e transmitida por um altifalante. Assim se produz o som que ouves. A sua frequência é igual à diferença entre as frequências das duas vibrações misturadas.


4. O instrumento foi concebido de forma a produzir sons que vão de um ronco muito grave a notas tão altas quanto pudermos ouvir. Com muita prática, os seus utilizadores poderão produzir músicas reconhecíveis! Podes deixar um dedo no teclado até conseguires calcular bem as distâncias. Podes produzir um efeito vibratório em cada nota fazendo oscilar a mão para a frente e para trás.

5. Aproximar a outra mão da espiral reduz o efeito do amplificador, produzindo um som mais baixo. Isto é outro dos efeitos que a mão consegue produzir, que neste caso funciona como controlo de volume.


Sabiam também que…

Este instrumento foi inventado em 1920 por um técnico russo chamado L. Theremin. Ele estava a estudar o efeito de “interferência da mão”, um grande inconveniente nos primeiros transmissores radiofónicos, levando-os a afastar-se da frequência desejada. Foi o primeiro instrumento musical electrónico.
E aqui está um video para o demostrar:

Sem comentários: