Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

quarta-feira, junho 16, 2010

Uma Aventura na casa alugada, ou dicas para morar sozinho


Há umas semanas resolvi dar largas á minha revolta, e desabafar escrevendo um post. Normalmente só consigo desabafar de duas maneira, ou a escrever ou falando com a minha melhor amiga, que em muitos casos parece ser a única pessoa que me entende.

Eu realmente gostava de ser independente, ter a minha (mesmo que fosse alugada) e fazer as minhas coisas. Ter algo de meu, saber que posso deixar a loiça do jantar por lavar porque ninguém vem ralhar comigo. Não ter quem me venha dizer o teu quarto está cheio de pó, vê se o limpas!! Enfim... eu chamo-lhe liberdade.

Mas o que é que significa mesmo ser independente?

Para mim significa ter a minha própria casa. Mas se calhar para outros significa ter poder de compra, ou horários alargados para poderem sair sem se preocuparem que ás tais horas se nao estiverem em casa vão levar o maior sermão da vida.


Ser Independente

Independência pode ser uma coisa muito pessoal! Há que ponto se quer  ser independente,  o  que é que ela significa para ti. Isso nem sempre significa viver sozinho e não é só sobre onde tu vives. Independência inclui coisas como boas habilidades para tomar decisões.
Vida independente inclui um monte de coisas das quais ha que decidir e compreender - e não  é apenas onde queres viver ou com quem queres viver. Ela pode incluir:
  • Saber cuidar da segurança em casa
  • Entender como cuidar de si mesmo
  • Saber o que fazer em caso de emergência
  • Entender como cuidar da sua própria casa (como a limpeza, lavar roupas, consertar as coisas quando elas se partem ou avariam)
  • Ter material de cozinha (loiça, talheres, colheres de pau, panelas, tachos, etc...)
  • Que tipo de comida comprar (muito importante) e depois como cozinhar (microondas pode vir a calhar aqui!)
  • Cuidar de suas finanças e pagar as contas (extremamente importante)
  • Como se deslocar, através dos transportes, autocarro, táxi, bicicleta, skate, a pé, ou no próprio carro, para quem o tem.

Parece muita coisa junta? Bem, pode ser. Mas se ha que começar a pensar sobre essas coisas e aprender a fazê-las antes que queira viver sozinho, eu já sei fazer umas coisas, mas pronto ainda me aparece a roupa passada a ferro em cima da cama.

Não vai ser um grande negócio. Isso é um planeamento é a vida - o planeamento para a VIDA.


E a Família??

Ser independente não significa que não são ainda parte da sua família ou que  a tua família não é importante. É exatamente o oposto! A maioria de nós tornam-se mais independentes  mesmo enquanto ainda estamos a morar com a nossa familia. E geralmente, é a familia que nos ensina muito sobre ser independente.

No meu caso, quanto mais eles me prendem mais tenho vontade de sair. Mas enquanto não se sai, pode-se dar um olhinho para tentar aprender algo mais com eles.

Só porque queres ser mais independente não significa que não possas pedir a ajuda da família. Na verdade, podes continuar vivendo com a família em vez de viver por conta própria.
Pois, eu não me importava, até porque não ia ter renda de casa, nem água e luz para pagar, nem tenho que ser eu a ao supermercado e gerir o frigorífico. Desde ponto de vista é muito mais rentavel morar com os pais. Mas agora imaginem que têm uns pais como os meus, que de Inverno so te deixam sair até as 17:30h e de Verão até as 19:30h? É de loucos. Não posso sair até mais tarde, tipo á noite, porque depois eles querem dormir e trancam a porta. Enfim!
Cada família é única. A minha pelo menos já se nota que é! Podes viver com pais adotivos ou com outros membros da família. Família com quem morares, é  te pode (ou devia) dar apoio e interagir, para pelo menos que os pais não fiquem com a sensação que estão a ser abandonados.
Às vezes os pais têm dificuldade em deixá-lo tomar a responsabilidade, especialmente se as suas opiniões são diferentes das deles. Eles podem não gostar  que mudes os teus valores e assumas riscos que eles acham que podem prejudicar-te. Mas é como eu digo: se eu não errar, como é que eu vou aprender? Conversa com os teus pais sobre os teus sonhos para o futuro. É uma boa dica, mas no meu caso, não sei realmente como o fazer, porque para eles deixarem-se sair de casa vai ser um escândalo!

Quais são as coisas que queres fazer no que podes precisar de apoio. Deixa-os saber que  estás animado para tentar viver coisas novas. A melhor maneira de ganhares  a tua independência é mostrar-te confiante e ter habilidade de fazer boas escolhas e ficar seguro. Nem sempre é facil!



Higiene

Eu sou da opinião que este tópico não seria necessário, pois todos nós minimamente tomamos banho e escovamos os dentes todos os dias, mas pelo facto de ja ter conhecido um caso de uma rapariga mais ou menos da minha idade (24) que foi despedida porque não tomava banho achei que devia falar sobre o assunto.

Todos nós provavelmente já passamos por alguém que aparentemente não cuida muito bem de si mesmo. Talvez por usar roupas sujas, ou mesmo por não ter tomado um banho, ou não escovar os dentes. Algumas pessoas podem viver em condições que impeçam uma boa higiene, mas se  tiveres acesso a um chuveiro, um lavatório e uma máquina de lavar e secar roupa, então não há desculpas! E mesmo que não haja maquina, pode-se perfeitamente lavar a roupa á mão, já o fiz muita vez. Desde que se tenha água até um alguidar serve para se tomar banho. O que importa é andar limpo!
Cuidar do corpo e da aparência, ser limpo, e ter bons hábitos afecta praticamente tudo na tua  vida - conseguir um emprego, ter amigos, ter um relacionamento romântico, etc. Ter uma boa higiene pode realmente melhorar e valorizar a tua vida presente e teu futuro.

E já agora aproveito para dar um conselho. Ja reparaste na quantidade de água que cai durante o inverno? E que tal arranjar uns baldes e guardar alguma desta água?

Esta água pode servir perfeitamente para lavar a chão da cozinha, para pôr na sanita, para lavar roupa, etc, e provavelmente se for devidamente fervida e/ou tratada até deve dar para um bom banho de imersão. Assim, para alem de estares limpo também poucas na factura da água e quem sabe na do gás - se não precisares de a aquecer.


Finanças

"Finanças" é uma palavra chique para o dinheiro. Quando as pessoas falam sobre finanças, isso significa quanto dinheiro  tens, quanto podes gastar, e quanto tens e dívida (contas para pagar como a renda, água,luz, telemóvel, etc).

Aqui vou dar umas dicas de como se pode aprender a poupar. Já a minha melhor amiga diz que eu sou a mestra da poupança, porque mesmo quando saímos para ir ás compras, a minha conta é sempre mais baixa do que a dela.

Se queres aprender a administrar o teu dinheiro, tens que descobrir o que é que queres aprender! Pois eu acho que há muitas forma de o fazer. Criar um orçamento é uma óptima idéia. Mas há mais do que uma maneira de aprender sobre dinheiro. Tu podes:

  • Conversa com a tua familia sobre como gerir o teu dinheiro
  • Conversa com um banqueiro sobre a poupança e contas correntes e como eles funcionam (as contas poupança são as melhores pois o juro que é gerado pelo dinheiro que investis-te está sempre a cair na tua conta corrente, dependendo do tempo em ele permanece investido)
  • Conversa com alguém da tua confiança que aches que tem uma gestão do dinheiro
  • Pergunta ao teu professor, na escola ou universidade, a um amigo ou alguém da tua confiança para te ajudar a desenvolver um orçamento e ajudar-te a po-lo em prática
  • Podes também fazer uma pesquisa na Internet sobre recursos e dicas úteis, ja existem inúmeros sites que dão dicas bem interessantes.

Eu pessoalmente tenho outros métodos, desde pequena, tanto que não nada que me tivessem ensinado, foi que aprendi por mim mesmo porque tive necessidade disso. Foi quando fui para o liceu, e para se almoçar tinha de comprar uma senha, e quando não havia aulas precisava de moedas para ir ao telefone publico telefonar para a minha mãe para ela me vir buscar. Assim, todas as moedas que me sobravam no fim da semana eu guardava, mas dizia sempre que ja tinha gasto tudo, e na segunda feira a minha mãe tinha que me dar mais. Desta maneira pude ir enchendo o meu mealheiro, para comprar as coisas que eu queria.

E ainda hoje o faço, tenho um mealheiro para a gasolina, outro para por algum dinheiro no banco e outro para as minhas despesas pessoais.

Aprender sobre gestão do dinheiro tem muita prática! É bom pensar sobre sobre isso agora. Até porque esta é uma das partes, senão mesmo a mais importante, de se ser independente. Claro que podes sempre pedir uma ajuda, mas se não souberes gerir a tua carteira como é que vais gerir o frigorífico?

Se fores gastar todo o teu dinheiro em pizzas e filmes e não podes pagar  a renda da casa, a luz e a água. Se poupar dinheiro significar cortar nas saídas à noite, nas idas ao cinema ou andar a pé para não gastar gasolina, então é isso mesmo que tens que fazer.
Nem sempre é fácil para planear as coisas que podes precisar. No entanto ha um bom método para fazeres essas contas, e se o poderes fazer no excel melhor. Crias uma tabela despesas do mês em vais colocas as fixas, aquelas que sabes que tens sempre todos os meses como por exemplo: água, telemovel, luz, gasolina, renda. Quem diz gasolina também diz os bilhetes do comboio ou do metro. E na outra colocas as despesas que vão surgindo ou aquelas a que te podes dar ao luxo de vez enquanto: discoteca, cinema, etc. Estas despesas devem ser comparadas com o ordenado que ganhas. Assim ja sabes se te vai sobrar algo  que te permita ir dar uma volta com os amigos e beber uns copos. Por outro lado, se ainda não morares sozinha, isto também serve para teres uma ideia do que pode sobrar de ordenado.


Transportes

Ser independente significa que tens de pensar em como  de te vais deslocar dentro do novo local onde moras,  que meios vais usar para chegares a horas ao trabalho, à escola, etc - basicamente a qualquer lugar onde queiras ir! Será que vais de carro? Ou de autocarro, comboio ou metro? Tens a sorte do emprego ser ao virar da esquina e então vais de bicicleta? Ou vais cravar uma boleia aos amigos? Ou talvez andes a pé? Talvez até faças todas estas coisas, dependendo de para onde queres ir.

Há muitas coisas que tens que pensar quando se trata de transporte.
Provavelmente sempre sonhaste em ter o teu próprio carro. Mas sabes realmente o que envolve ter um carro? Montes de coisas! Para começar tens de ter seguro do carro, e não é barato, tens que pagar o imposto de selo, gasolina mais do que uma vez por mes, e se ele ja tiver uns aninhos ha a inspecção todos os anos e tiveres a sorte que ele passe sempre evitas as depesas de oficina, se bem que volta e meia tens que la ir para mudar o oleo do carro e fazer uma revisão geral.

Isto tudo, considerando que ja tens carta de condução porque até para fazer isso é preciso mais uma despesa com as aulas e o exame final.

Claro que o transporte que se vai usar também depende da distancia que tem que se percorrer todos os dias, se por exemplo o teu emprego ficar ao lado da estação de Sete Rios a morares em Sintra, compensa usar o comboio, agora se o emprego ficar num sitio em que de transportes demoras duas horas e de carro demoras 10 minutos, então será melhor levar o carro. Uma coisa engraçada que podes fazer é combinar com os teus colegas para darem boleia uns aos outros, partilhando entre todos as despesas de gasolina, pode eventualmente ficar mais barato para a tua carteira, alem de conviverem todos e o ambiente agradece pois em vez de saírem quatro carro, por exemplo, sai apenas um que leva a malta toda.


Conclusão

Resumindo, morar sozinho deve ser a melhor coisa do mundo, digo assim desta forma porque ainda moro com os meus pais, confesso que ás vezes é desesperante. Sei que a aventura de morar sozinha pode ser muito complicada no inicio, porque vou ter que mobilar a casa toda e levar para lá alguma da tralha que ja tenho aqui.

Mas enquanto estiver aqui vou aproveitar para ir poupando algum dinheiro para quando chegar a altura certa ser mais fácil, pois se eu ja tiver um extra não vou ter que pedir muita coisa aos meus pais, e se calhar até me vou habituar rápido.

Mal posso esperar!


Divirtam-se!!


Sem comentários: