Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

terça-feira, dezembro 29, 2009

O Ano Novo Celta


A Roda do Ano é o que simboliza a concepção de tempo dos pagãos e principalmente a dos Celtas era um tanto quanto diferente da atual. Eles não viam o tempo de forma linear, mas circular, cíclico. Seus calendários levavam em conta não só o ciclo solar, como é o nosso, mas também o ciclo lunar.

Originários da tradição celta, os Sabbats ocorrem oito vezes ao ano, levando-se em conta a posição da Terra com relação ao Sol: Equinócios e Solstícios. Nessas ocasiões, são homenageadas duas divindades: a Grande Mãe, ou simplesmente a “Deusa”, que simboliza a própria terra, e o Deus Cornífero, O Gamo Rei, protetor dos animais, dos rebanhos e da vida selvagem.

A cada uma delas deu-se um nome:

Samhain


31 de Outubro (Hemisfério Norte) e 1° de Maio (Hemisfério Sul).

Este sabá marca o ano novo celta, assim como o início de uma nova Roda do Ano. Samhain, o festival dos mortos, é popularmente conhecido como Halloween. Essa é uma época de meditação e reflexão, sobre os ciclos da natureza, da vida e da morte. Época de nos conectarmos com a energia dos nossos antepassados e de todos aqueles espíritos e seres que nos auxiliaram em nossa caminhada, pois é uma época em que, segundo a cultura pagã, o "véu entre os mundos" se torna mais tênue.


Yule


21 de Dezembro (Hemisfério Norte) e 21 de Junho (Hemisfério Sul).

Yule é a época do Solstício de Inverno, quando a Criança do Sol renasce, a qual é uma imagem do retorno de toda nova vida através do amor dos Deuses. Os escandinavos tinham um Deus chamado Ullr, e dentro da Tradição Nórdica, Yule é considerado o Ano Novo. Nas demais tribos e povos da europa pré-cristã, o solstício de inverno era a mais antiga festa sazonal e dada sua importância foi sincretisado com as festividades do Natal Cristão.


Imbolc

1º de Fevereiro (Hemisfério Norte) e 1º de Agosto (Hemisfério Sul).

Imbolc, também chamado Oilmec e Candlemas ("Candelária"), celebra o despertar da terra e o crescente poder do Sol. A Deusa é venerada em seu aspecto de Virgem da Luz e seu altar é decorado com galanto, que anuncia a primavera. É a festa da lactação, da bênção aos recém-nascidos, pois a Deusa amamenta o Deus renascido na forma de seu filho.

Hemisfério Norte: 2 de Fevereiro Hemisfério Sul: 1o de Agosto

Também conhecido como Imbolc, Oimelc e Dia da Senhora, Candlemas é o Festival do Fogo que celebra a chegada da Primavera. O aspecto invocado da Deusa nesse Sabbat é o de Brígida, a deusa celta do fogo, da sabedoria, da poesia e das fontes sagradas. Ela também é deidade associada à profecia, à divinação e à cura.

Esse Sabbat representa também os novos começos e o crescimento individual, sendo o "afastamento do antigo" simbolizado pela varredura do círculo com uma vassoura, ou vassoura da bruxa, tradicionalmente realizado pela Alta Sacerdotiza do Coven, que usa uma brilhante coroa de 13 velas no topo de sua cabeça.

Na Europa, o Sabbat Candlemas era celebrado nos tempos antigos com uma procissão à luz de archotes para purificar e fertilizar os campos antes da estação do plantio das sementes e para glorificar as várias deidades e os espíritos associados a esse aspecto, agradecendo-lhes.

A versão cristianizada da procissão de Candlemas honra a Virgem Maria e, no México, ela corresponde ao Ano Novo Asteca.

Incensos: manjericão, mirra e glicínia. Cores das velas: marrom, rosa, vermelha. Pedras preciosas sagradas: ametista, granada, ônix, turquesa. Ervas ritualísticas tradicionais: angélica, manjericão, louro, benjoim, quelidônia, urze, mirra e todas as flores amarelas.

Ostara

21 de Março (Hemisfério Norte) e 21 de Setembro (Hemisfério Sul).

Agora noite e dia são iguais. Em Ostara o Sol aumenta em poder e a terra começa a florescer. Na época do Equinócio de Primavera, os poderes da fase de armazenamento do ano são iguais aos da escuridão do inverno e da morte. Para muitos pagãos, o jovem Deus, com seu chamado de caça, mostra o caminho com dança e celebração. Outros dedicam essa época do ano a Eostre, a Deusa anglo-saxã da fertilidade.

Beltane

30 de Maio (Hemisfério Norte) e 31 de Outubro (Hemisfério Sul).

Os poderes da luz e da nova vida agora dançam e movem-se através de toda a criação. A Roda continua a girar. A primavera dá lugar à primeira floração plena do Verão e os Pagãos celebram Beltane com a dança da fita, simbolizando o Sagrado Casamento entre Deusa e Deus.

Litha

21 de Junho (Hemisfério Norte) e 21 de Dezembro (Hemisfério Sul).

Litha ou Solstício de Verão. O Deus em seu aspecto de luz está no auge de seu poder e é coroado como o Senhor da Luz. É uma época de fartura e celebração.

Lammas

1º de Agosto (Hemisfério Norte) e 2 de Fevereiro (Hemisfério Sul).

Lammas, também chamado Lughnasadh, é o tempo da colheita do trigo, quando os Pagãos colhem o que plantaram, quando celebram os frutos do mistério da Natureza. Em Lammas, os Pagãos dão graças pela generosidade da Deusa em seu aspecto de Rainha da Terra.

Mabon

21 de Setembro (Hemisfério Norte) e 21 de Março (Hemisfério Sul).

Em Mabon o Equinócio de Outono dia e noite tornam-se iguais. À medida que as sombras aumentam, os Pagãos vêem as faces mais sombrias de Deus e Deusa. Para muitos, esse rito honra a velhice e a aproximação do inverno.

Fecha-se o Ciclo

A Roda gira e volta a Samhain.


(Texto retirado de Wikipédia)

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Nick Carter na Rua Sésamo


Juro que quando vi não acreditei, tava com vontade de dar um berro lol mas nao adiantava porque tambem ninguem me iria ouvir. Se eu alguma vez imaginei ver as duas coisas que mas gosto juntas? O Nick e a Rua Sésamo. Uau!!


Baleias deram á Costa


Tava eu a falar em Baleias Orcas, e hoje surge uma noticia sobre as Baleias Piloto, um grupo de baleias deu à costa na Nova Zelândia no último fim-de-semana. No sábado, em Farewell Spit, vários animais morreram depois de terem ficado presas na areia, segundo os responsáveis locais. No total, os media internacionais apontam que morreram cerca de 125 baleias nos últimos dois dias naquele país.


Ora aqui está mais uma razao para protegermos a baleias, muitas desorientam-se, nao sabemos bem porquê, e acabam nas praias.


Felizmente, alguns dos exemplares que ficaram presos conseguiram salvar-se. Graças aos grupos de voluntários constituídos por moradores locais, turistas e ambientalistas que devolveram ao mar 43 destas mamíferos, uma delas acabou por conseguir até dar á luz uma cria poucas horas depois de estar no mar. Um acontecimento feliz no meio da tragica invasão da praia de Colville Bay.

Algumas das causas que podem explicar este incidente é a doença de um dos animais ou uma anomalia no sonar natural dos mamíferos.

Estatuas de Buda

Várias estátuas de Buda esculpidas na rocha há cerca de 1400 anos foram descobertas por arqueólogos na parte indiana de Caxemira, revelaram fontes oficiais da Índia.
Segundo as mesmas fontes, citadas pela agência IANS, as estátuas foram descobertas em Zanskar, uma região de maioria budista, e são parecidas com os famosos Budas destruídos no Afeganistão em Março de 2001 pelos talibãs numa região declarada património da Humanidade pelaUNESCO.
Caxemira, a única região indiana de maioria muçulmana, é um território disputado pela Índia, Paquistão e China, país que Nova Delhi acusa de ocupar ilegalmente oito mil quilómetros na região.

Retirado de Ionline

 


domingo, dezembro 27, 2009

Baleia Orca

A orca é o membro de maior porte da família Delphinidae, (golfinhos) e um predador versátil, podendo comer peixes, moluscos, aves, tartarugas, ainda que caçando em grupo, consigam capturar presas de tamanho maior, incluindo morsas. O nome provém da tradução direta do inglês "killer whale". Está, portanto, no topo da cadeia alimentar oceânica. Pode chegar a pesar nove toneladas. É o segundo animal de maior área de distribuição geográfica - logo a seguir ao homem - podendo encontrar-se em qualquer um dos oceanos.
Têm uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos familiares extensos. Comunicam-se através de sons e costumam viajar em formações que assomam ocasionalmente à superfície. 


O nome orca foi dado a estes animais pelos antigos romanos, em princípio, derivado da palavra grega ὄρυξ que (entre outros significados) se referia a uma espécie de baleia. "Baleia assassina" é outro dos nomes mais vulgares. Contudo, desde a década de 1960, a comunidade científica (principalmente a anglófona) passou, de novo, a utilizar mais frequentemente "orca", que apesar de ter origem "erudita" foi rapidamente aceite pela população em geral que foi adoptando cada vez mais o termo. As razões para esta mudança de nome popular também está ligada ao fato de os leigos terem começado a interessar-se mais pela espécie, aprendendo, por exemplo, que este animal não é, de fato, uma baleia, mas sim um golfinho. A palavra orca era já comum noutras línguas europeias - o aumento de pesquisas científicas sobre a espécie ajudou também a criar uma certa convergência na forma de nomear este cetáceo. Outra razão relaciona-se com o adjetivo "assassina" que parece ter implícita a ideia errónea de que seria letal para os seres humanos. Orca é, quanto a isso, uma opção vocabular mais neutral.
É interessante verificar que línguas não-europeias continuam a designar este animal com termos igualmente intimidantes. Para o povo Haida das Ilhas da Rainha Carlota ao longo da costa da Colúmbia Britânica, a orca é conhecida como skana ou "demónio assassino". Os japoneses chamam-na de shachi (鯱), cujos caracteres kanji combinam os radicais para peixe (魚) e tigre (虎).



As orcas utilizam na sua alimentação uma grande diversidade de presas diferentes. Populações específicas têm tendência a especializar-se em presas específicas, mesmo com o prejuízo de ignorarem outras presas em potência. Por exemplo, algumas populações do mar da Noruega e da Gronelândia são especializadas no arenque, seguindo as rotas migratórias deste peixe até à costa norueguesa, em cada Outono. Outras populações preferem caçar focas.

Mais frequentemente, contudo, as orcas caçam cerca de 30 espécies diferentes de peixes, nomeadamente o salmão (incluindo salmão-real e salmão-prateado), arenques e atum. O tubarão-frade, o tubarão-galha-branca-oceânico e, com apenas um caso documentado, um jovem tubarão-branco, são também caçados pelos seus fígados altamente nutritivos, acreditando-se também que são caçados no sentido de eliminar ao máximo a competição. Outros mamíferos marinhos, incluindo várias espécies de focas e leões marinhos são também procurados pelas populações que vivem nas regiões polares.
Em média, uma orca come cerca de 60 kg de comida por dia. Com uma tal variedade de presas e sem outros predadores que não o homem, é um animal bem no topo na cadeia alimentar.


quarta-feira, dezembro 23, 2009

O Bolo Rei




Bolo Rei é um bolo tradicional português que se come na consoada por alturas do Natal (25 de Dezembro) até ao Dia de Reis (6 de Janeiro), numa clara alusão aos proprios Reis Magos, que levaram o incenso, o ouro e a mirra ao menino Jesus.

De forma redonda com grande buraco no centro lembra uma coroa pintalgada por frutos secos e cristalizados.
No interior do bolo Rei encontram-se misturadas com a massa branca e fofa: passas, frutos secos, frutas cristalizadas além da característica fava, dizendo a tradição que tem o direito a pedir um desejo quem tal fava lhe calhar em fatia (ou muitas vezes cabendo-lhe o pagamento do jantar). Inicialmente escondia-se também em cada bolo rei uma pequenina surpresa ou brinde. A inclusão de brinde foi proibida pela União Europeia, por alegados motivos de segurança, já que o brinde é feito de metal.

No Brasil também existe a tradição do Bolo Rei, que remonta ao período colonial e é uma herança cultural portuguesa. À pessoa que encontra a fava, cabe o dever de oferecer em retribuição ao dono da casa, no ano seguinte, um Bolo Rei.

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Mundia

Encontrei este site através do Facebook, e criei uma conta gratis e comecei a fazer a minha arvore geneologica.

O Mundia permite às pessoas em qualquer local do mundo criar, descobrir e partilhar suas histórias da família com facilidade e de forma interessante.

Com o Mundia, o utilizador pode:

  • Crie a sua árvore genealógica. A seguir, aumente a árvore ao partilhar e colaborar com outros.
  • Receba dicas sobre antepassados e parentes encontrados em árvores de outros membros.
  • Contacte outros membros para encontrar parentes vivos desconhecidos.
  • Mantenha-se actualizado através de comentários, histórias e fotos publicadas dentro do seu círculo familiar.

O plano básico de participação no Mundia é gratuito.

O Mundia é o novo sítio de história da família do Ancestry.com, o líder em história da família online e a maior rede de árvores genealógicas online do mundo. A Mundia é uma plataforma verdadeiramente global que oferece acesso a mais de 10 milhões de árvores genealógicas de todas as partes do mundo com mais de mil milhões de perfis. A Mundia está disponível em vários idiomas.


Para quem quiser é so ir a Mundia.pt e começar a criar a sua familia, adicionando fotos, historias de vida e tudo mais que se queira.

Tambem vou deixar aqui um video que retirei do you tube.



domingo, dezembro 20, 2009

Samsung solidária

Neste Natal a Samsung está a levar a cabo uma campanha de solidariedade que precisa da ajuda de quem navega na Internet. A ideia da empresa é doar electrodomésticos e equipamentos de electrónica para a Casa Sol, que apoia crianças seropositivas. 

Quem passa pelo site deve clicar no electrodoméstico que pretende ver doado. Quando forem atingidos os cliques necessários, o electrodoméstico em causa é doado. Quem participar pode divulgar na sua conta da rede social - Facebook ou Twitter que o fez.


Este artigo foi retirado do sapo.

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Já nasceu e é uma menina


Finalmente comprei um telemovel novo, ja andava ha algum tempo a procura-lo porque esteve esgotado tempos infinitos. De tanta vez fui á TMN que consegui um para mim, só nao é azul, mas é rosa, dai ser uma menina.


A moça que me mostrou o telemovel touxe o rosa porque como ja disse o azul continua esgotado, mas quando vi nesta cor tambem fiquei a apaixonada. E até foi engraçado porque do dos meus pendentes que trago no telemovel é um sapato de salto alto. Com vêm ja tenho uma menina crescida, lol.

Mas falando um pouco mais do telemovel, para alem de ser LINDO, o Samsung B3310 é um telemóvel com teclado QWERTY deslizante, especialmente concebido para integração com rede sociais como Facebook, MySpace e Flickr e para todos os que não vivem sem as SMS, que é claramante o meu caso, quando começo a teclar com o meu namorado nunca mais paro :p

A TMN usa-o na sua campanha de divulgação do TMN MOCHE, sim eu ainda tenho o cartão que veio dentro da caixa, mas sinceramente nao estou pensar em usá-lo, pelo menos para já!

O Samsung B3310 distingue-se à primeira vista pelo design e destina-se especialmente aos amantes dos sistemas socias, (pena é nao ter o Hi5, trocava de livre vontade o Facebook pelo Hi5) e a todos que gostam de trocar mensagens com os amigos de forma fácil e rápida.

Existem quatro cores disponiveis, azul, rosa, cinza e verde, embora em Portugal eu só tenha visto ainda as tres primeiras. São cores divertidas e coloridas que tornam o telemóvel jovem.
O seu formato compactado molda-se à mão, mas tive que alargar um pouco o meu suporte de mãos livres porque embora nao pareça é um pouquinho mais largo que o meu antigo.


Perfeito para enviar SMS e email, acho que nunca tinha enviado uma mensagem tão rápido!! Outra coisa tambem muito fixe é o visor do telémovel em tem um atalho que permite ir diractamante á pasta que queremos, sem ter que passar sempre pelo menu.



Tem tambem uma câmara 2.0 Megapixeis, com vários modos de fotografia, gravação de vídeos até 15 fps QVGA, guarda as fotografias directamente no cartão MicroSD até 8GB, leitor de música, leitor de MP3 e Rádio FM com RDS.



Eis agora alguns videos encontrados no you tube:











Fring


Já alguem alguma vez ouviu falar do fring?


Quem tem os telemoveis mais recentes talvez sim, outros talvez nao. Era o meu caso, antes de ter o meu actual telemovel.



Pois é o fring é um software para telemovel que permite usar o msn mensenger, o gtalk, incluindo tambem o Skype, ICQ, SIP, Twitter, Yahoo! e AIM!!

Leve todos os seus amigos para onde quer que vá com o fring, ligue e faça um chat com eles gratuitamente, tal como se estivesse em casa confotavelmente no seu messenger, e mais, veja quem está online antes de ligar para a pessoa desejada.


Dá para ouvir música com os amigos na Last.fm,  até tem o Facebook, permite receber alertas de movos mails na conta do Google.

Trazendo benefícios do PC para o telemóvel, o fring irá turbinar seu telefone com mobilidade e disponibilidade como você nunca viu antes, integrando todos os contatcos em uma lista só, relação dinâmica para a procura de amigos..
Tenha várias conversas ao mesmo tempo, envie e receba arquivos e muito mais.

Ao editares o teu perfik no fring podes tambem adicionar alguns Add-Ons ao teu fring ;)





Uma das vantagens do fring é achar automaticamente as redes WiFi já utilizadas para conectar ao serviço, gerando economia de tempo na hora de fazer uma possível conexão no mesmo lugar, só que em outra ocasião.

Bom, e pelos visto só funciona mesmo com as redes  WiFi porque aqui em casa não consigo ligar o fring de forma nenhuma! Se alguém souber como ajudar eu agradeço.

O fring dá a liberdade de ligar a partir móvel-móvel, mobile-to-PC e PC-para-móvel para que possa compartilhar experiências manter em contacto com todos os seus amigos on-line de todos os tempos. A dinâmica, sempre ligada lista de contatos, com o status em tempo real para todos os seus amigos mostrando quem está online, offline, em uma chamada e o que está a fazer até agora.

E também possível enviar e receber suas fotos favoritas, vídeos, músicas, jogos, ringtones, documentos e muito mais com problemas Fring o recurso de transferência gratuita de arquivos - sem mais necessidade de cabos, Bluetooth, infravermelhos ou MMS não confiáveis. 

Feliz Natal!!

Hoje venho publicar um video do you tube que me enviaram :) nao vou precisar de falar muito sobre o video e ja vão perceber porquê!

Feliz Natal para todos os que lêem o meu blog.


terça-feira, dezembro 15, 2009

A lenda da Arvore de Natal

Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arranjou em seguida papéis coloridos para o enfeitar mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

Na Roma Antiga, os Romanos penduravam máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de "Saturnália", que coincidia com o nosso Natal.

As saturnálias eram uma antiga festividade da religião romana dedicada ao templo de Saturno e à mítica Idade de Ouro. Era celebrada todos os 17 de Dezembro. Ao longo dos tempos, foi alargada à semana completa, terminando a 23 de Dezembro. As Saturnálias tinham início com grandes banquetes, sacrifícios, às vezes orgias; os participantes tinham o hábito de saudar-se com o Saturnalia, acompanhado por doações simbólicas. Durante estes festejamentos vinha subvertida a ordem social: os escravos podiam considerar-se temporatiamente homens livres, e como tal podiam comportar-se; vinha eleito, a sorte, um princepe - uma espécie de caricatura da classe nobre - a quem se entregava todo o poder. Na verdade a conotação religiosa da festa prevalecia sobre aquela social e de "classe". O "princepe" vinha geralmente vestido com uma máscara engraçada e com cores chamativas, dentre as quais prevalecia o vermelho ( a cor dos deuses), e podia recordar o nosso Pai Natal.





A Árvore de Natal, desempenha papel importante na data comemorativa do Nascimento de Nosso Senhor. Os relatos mais antigos que se conhecem acerca da Árvore de Natal datam de meados do século XVII, e são provenientes da Alsácia, encantadora província francesa.

Descrições de florescimentos de árvores no dia do nascimento de Cristo levaram os cristãos da antiga Europa a ornamentar as suas casas com pinheiros no dia do Natal, única árvore que nas imensidões da neve permanece verde.

Para os gnósticos, a Árvore de Natal tem uma profunda concordância com as tradições Alquímicas, Cabalísticas e Cósmicas de todas as tradições. Todos os presentes, todos os enfeites, as cores etc., têm um significado profundo e altamente simbólico.

Portanto, ao montar-se a Árvore de Natal, lembre-se de compô-la de acordo com a tradição, criando-a para carregar o ambiente onde ela está com vibrações bastante positivas.
A data sugerida para se montar a Árvore Gnóstica de Natal é preferentemente dia 1º de dezembro.

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Os Telemoveis de hoje - Alerta

Vi isto num blog e resolvi por aqui, infelizmente não tirei o endereço do blog porque o meu pc ficou sem bateria e desligou-se e perdi os site todos com que estava a trabalhar. O lado bom é que como colei logo aqui ficou guardado.


Ora cá vai...



O tamanho é cada vez menor, mas os recursos são infindáveis. A maioria tira fotos digitais, tem função de rádio, ipod, programas de computador para envio e recebimento de músicas, filmes, fotos, e mail, etc. A famosa caderneta de telefones foi substituída pela agenda eletrônica, constante em todos os aparelhos celulares. Além dos nomes e telefones de parentes e amigos, podemos ainda colocar fotos nítidas de nossos familiares.

Assim como uma faca que pode ser usada para passar manteiga no pão ou assassinar alguém, os celulares também vêm sendo usados pela marginalidade para a prática de inúmeros delitos. Acompanhe o relato de uma vítima: "Aconteceu um fato bastante desagradável e assustador com meu irmão. Ele foi assaltado e os bandidos levaram, dentre outras coisas, seu celular. Como ele tinha registrado o meu número em sua agenda, como "irmã cel.", os assaltantes ligaram durante a noite e me ameaçaram. Passei por momentos horríveis! Eles se diziam do PCC, queriam que eu depositasse em uma conta R$ 5.000,00 para que meus familiares não fossem molestados. Através da agenda telefônica de meu irmão, eles obtiveram os telefones e fotografias de várias pessoas de nossa família, assim começaram as ameaças. Gostaria de transmitir a vocês o alerta que o delegado de polícia nos deu. Ele disse que não devemos identificar as pessoas em nossos celulares como "mãe", "pai", "irmão", etc. Além disso, ao invés de escrevermos "casa", devemos utilizar uma outra palavra qualquer". Cuidado com os dados inseridos na agenda do celular. Decore os números importantes, para que não haja necessidade de colocá-los no celular. Já em relação às fotos, recomendo que as retire imediatamente do celular, pois em caso de perda ou subtração o aparelho pode virar uma arma poderosa contra você.

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Graffitar o IC19

Fonte da empresa Estradas de Portugal afirma que «A EP pretende enquadrar o ambiente rodoviário e dignificar também este tipo de expressão artística, chamando artistas da zona para comporem um mural que transmita aos automobilistas a ideia que estas manifestações podem constituir um elemento de valorização da estrada».

Bem, para quem gosta de graffitis com eu apesar de nao saber pintar, ficar uma pouco parado no trensito até ja nem parece muito mau tendo em conta que se pode aprecisar esta arte muitas vezes vandalizada.


Concordo com esta ideia a 100%, mas quem nao goste. Imaginem que estamos no tempo do Leornardo Davinci e que ele resolvei pintar a Monalisa na parede! É exactamante o que o que se passa com os grafittis, é um estilo de arte, de pintura, de expressão, e eu admiro-a tal como admiro a Monalisa, e as outras obrar de arte. A unica diferença é que muitas vezes nao se conheço o autor. E nesse ponto de vista discordo de quem o faz por vandalismo!

Nao se deve fazer isso com a nossa arte, seja ela qual for.

Mas voltando ao tema, a Estradas de Portugal vai grafitar três muros do IC19, junto ao Nó de Paiões, no âmbito da empreitada de Alargamento e Beneficiação do IC19 entre o Nó do Cacém e Ranholas. As pinturas vão ter início nos dias 14 e 15 de Novembro junto à Zona Comercial (1ª fase). As restantes fases serão desenvolvidas nos fins-de-semana seguintes. Esta é uma iniciativa desenvolvida em colaboração com a Câmara Municipal de Sintra.

Numa iniciativa pioneira, é a primeira vez que a EP grafita muros de suporte aos seus empreendimentos, tornando-se na primeira concessionária rodoviária a dignificar esta expressão artística e conciliando-a com o ambiente rodoviário.

Os graffitis serão pintados pelo Colectivo Cultural GRAUU, uma associação especialista em arte urbana Graffiti da região, convidada para o efeito pela Câmara Municipal de Sintra.

Com uma solução mais ousada que a simples pintura, mas totalmente integrada no meio envolvente de cariz suburbano, a EP pretende também combater os graffitis desconexos que aparecem nas barreiras acústicas e muros edificados dos seus empreendimentos, usando agora a mesma arte para melhor servir os automobilistas.


So tenho pena de nao ter fotos para mostrar, por isso a quem ler este artigo se tiver fotos destas pintura no IC19, agradecia quem podesse enviar-me para colocar neste post.
Obrigado, e viva a arte dos graffitis!!

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Golfinhos

 


Os golfinhos ou delfins são animais cetáceos pertencentes à família Delphinidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, sendo que existem 37 espécies conhecidas de golfinhos dentre os de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.
São nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas. Podem viver de 25 a 30 anos e dão à luz a um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biosonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas. (in Wikipedia)





Esta é a defenição que está no wikipedia, mas para mim este seres são muito mais do que isso, são os princepes do oceano. Nao deve de haver animal tao gracioso nos seus movimentos enquanto nada do que o goldinho, seja qual for a sua espécie. È um animal fabuloso, e o que mais admiro neles é a sua extrema inteligencia.
E uma das coisas que eu mais amava era poder nadar com eles, quer fosse no seu meio natural ou numa piscina, de qualquer das formas era algo unico que eu nao iria esquecer de certeza.
Para mim, tudo o que seja relacionado com o mar ou os golfinhos é lindo!


Bom, por outro lado tambem resolvi escrever este post porque me enviaram este link. Tem um artigo lindo e cheio de magia de um blog que eu AMEI ler, e assim aqui deixo a dica para irem ler tambem, aconselho vivamente a quem ama tanto os golfinhos como eu.
Eu nem vou por aqui um excerto porque acho que ia acabar com a magia do artigo, prefiro que entrem no blog leiam.

Bjos :)


Leia tambem:
O Ano do Golfinho

terça-feira, dezembro 01, 2009

A LENDA DO FIAT 127 !


Há dois minutos estava a limpar a minha caixa de e-mail, e vi este que se segue e foi enviado pela minha melhor amiga, claro k nao o ia apagar mas sim araquivar porque o mail está mesmo muito giro, mas nao vou estragar o que ai vem!



Qualquer FIAT é bom. Por acaso também tenho um, o meu é verde e nota-se ao longe ;)




A LENDA DO FIAT 127 !


 

Certo dia,  estava eu na estrada com o meu FIAT 127, e como era de esperar, a lata velha avariou. 
Então, encostei a relíquia na berma e fiquei à espera que passasse alguém.

 


 

Apareceu um Porsche Boxter bi-turbo, a 170km/h.
 

Nisso, o tipo do Porsche faz marcha-atrás e volta até ao FIAT.
Ele oferece-se para rebocar a porcaria do FIAT e eu aceitei a ajuda, mas pedi para não acelerar muito senão a lata velha desmontava-se (óbvio).

 

 

E combinei que piscaria o farol sempre que o Porsche estivesse a acelerar demais. 
Então, o Porsche começou a rebocar o carro e sempre que passava dos 60km/h, eu fazia sinal com o farol (no singular) porque, para variar, um deles tinha um curto-circuito e não funcionava.

 

E o tipo do Porsche ia puxando a 'batedeira' a 60 km/h no máximo, morrendo de tédio... 
Então aparece um Mitsubishi 3000 GT, que "pica" o Porsche e este não não vai de modas e arranca! 120, 130, 150, 190, 210, 240 Km/h...

 

Eu já estava desesperado, a piscar o farol que nem um louco, e os dois alinhados... 
Os tipos passam por uma patrulha da polícia, mas nem vêem o radar, que regista uns impressionantes 240 km/h! Daí, o polícia avisa pelo rádio a próxima patrulha:

 


'Atenção, um Porsche vermelho e um Mitsubishi preto a disputar uma corrida a mais de 240 km/h na estrada, e ...juro pela minha mãezinha... um FIAT 127 colado à traseira deles a dar sinal de luz para ultrapassar!