
Sabiam que ontem, dia 23 de Março, foi o dia Mundial da Água?? Foi
criado pelas Nações Unidas em 1993, este dia visa alertar para a necessidade do correcto e eficiente uso da água, chamando a atenção para um bem limitado e essencial à vida que não deve ser desperdiçado.
Este ano, o dia tem como tema "Água Limpa para um Mundo Saudável". Trata-se, segundo a vice-presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), Alexandra Serra, de uma perspectiva transversal da água no meio hídrico e da sua utilização pelos diversos agentes, da agricultura à indústria, englobando o consumo humano. 
Segundo Alexandra Serra, a qualidade nos meios hídricos é um dos temas que mais preocupa a comunidade técnica e científica em Portugal.
"Esse vai ser o grande desafio", assegura, acrescentando que, para se alcançarem as metas pretendidas, é necessário um investimento "muito importante".
Após o investimento feito em estações de tratamento de águas residuais, o grande desafio que agora se coloca a Portugal é garantir a qualidade das massas de água e ecossistemas associados, defendeu.
O Estado português gasta 500 milhões de euros por ano para subsidiar o preço da água. Em mais de 80% dos municípios, as tarifas cobradas aos consumidores estão baixo dos custos reais de captação, tratamento e distribuição. A Figueira da Foz é nesta altura a autarquia com a água mais cara.
Sem comentários:
Enviar um comentário