Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

terça-feira, outubro 02, 2012

Pão caseiro

Hoje foi um dia interessante no sentido em que estive a ver algo que nunca vi, só tinha ouvido em coisas que a minha mãe conta, o pai no meu namorado esteve a fazer pão, e eu fiquei super curiosa e fui para ao pé dele para ver como era. Sempre pensei que se misturava tudo de uma vez, mas não, aquilo tem técnica e pelo que eu percebi faz-se uma massa apenas com farinha a fermento que se deixa a repousar um tempo e só se depois se junta á outra farinha que tem o sal, e vai-se juntando água á medida que se amassa, aos poucos para no ficar muito liquido tem que ser uma massa homogénea e deixa-se a crescer enquanto o formo aquece.
Esta massa cresceu para o dobro.


Na minha ideia imaginava que o forno tinha as brasas por baixo, mas não, faz-se uma fogueira lá dentro, como se de uma lareira se tratasse, para aquecer o chão do forno e todo ele, depois tiram-se as brasas, limpasse o forno, depois com a massa fazem-se os pãesinhos para colocar lá dentro, e é so deixar cozer.
Eu adorei a experiência apesar de ter estado só a ver, mas não me importava nada de ter deitado mãos á massa :lol:. Pode ser que para próxima eu já possa experimentar ;) certo é que quando ele saiu quentinho do forno até dava vontade de trincar ou de comer com manteiga, muito bom!



Para completar um pouco mais este post e concluir em beleza vou deixar aqui a receita do pão caseiro, esta foi retirada da net, mas não há nada melhor do que observar quem sabe, não é verdade?

INGREDIENTES

  • 2 copos e 1/2 de água morno
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sal
  • 1 ovo
  • 1 copo de óleo
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 50 g de fermento de padaria 

MODO DE PREPARAÇÃO 
  1. Misturar o fermento de padaria na água morna
  2. Levar ao liquidificador: o açúcar, o óleo, o sal, o açúcar, o ovo e a água com o fermento
  3. Bater por alguns minutos
  4. Colocar em uma bacia grande esta mistura e acrescentar o trigo aos poucos, misturando com as mãos (a quantidade de trigo suficiente se dá quando a massa não grudar em suas mãos)
  5. Deixar crescer por 1 hora
  6. Dividir a massa em partes e enrolar os pães
  7. Deixar crescer novamente por 40 minutos
  8. Levar para assar por mais ou menos 30 minutos
  9. Se desejar: Substituir o óleo por banha
  10. Acrescentar a massa já pronta torresmo ou linguiça

Sem comentários: