Um hacker que assina Moxie Marlinspike criou um programa informático para que os cibernautas possam registar buscas no Google sem que este consiga recolher quaisquer dados sobre o utilizador.
Em contacto por e-mail com o diário espanhol, Moxie Marlinspike assegurou que o programa, disponível desde janeiro no site GoogleSharing, já foi descarregado por 30 mil cibernautas. O programa pode ser descarregado e instalado no navegador Firefox, fazendo com que, quando o utilizador se dirige ao motor de busca Google, seja desviado para o proxy da GoogleSharing, onde os seus dados são misturados com os de outros cibernautas, impedindo a criação de um perfil. O programa - que para um maior despiste também introduz informação sobre falsas buscas - consegue, no entanto, apresentar ao cibernauta as respostas do Google à pesquisa efetuada.
De acordo com Moxie Marlinspike, o GoogleSharing apenas atua nos serviços da Google que não exigem uma identificação do usuário, pelo que não funciona no Gmail, por exemplo. O hacker assegura ainda que o tráfego entre o GoogleSharing e o utilizador é encriptado, de modo a que o programa que criou não consiga fazer aquilo que tenta evitar ao Google: a recolha de dados. Como o código do programa é aberto, pode ser escrutinado pelos cibernautas, bem como utilizado para criar outras ferramentas.
Este programa não é o único dedicado a assegurar o anonimato dos cibernautas, mas tem a particularidade de se centrar no Google, o que lhe permite trabalhar com mais velocidade. Para navegar anonimamente em qualquer página da rede, o próprio Moxie Marlinspike recomenda o programa Tor.
Noticia retirada do site da SIC
Sem comentários:
Enviar um comentário