A idéia deste post é trazer algumas dicas importantes sobre o processo envolvido na criação de um novo artigo em seu blog. Se você vê seu blog apenas como uma forma de diversão e não se importa com o retorno do seu trabalho – e não há nada de errado nisso – então este artigo não é para você. Mas, se você quer que o seu artigo seja lido, comentado e torne-se uma referência, vale a pena ler e aplicar as dicas abaixo.
Para organizar melhor o texto, ele foi divido em três momentos diferentes: antes de escrever, enquanto estiver escrevendo e após escrever. Para cada um desses momentos, existem ações que podem ser tomadas para melhorar o resultado final.
1. Antes de escrever
Este é o momento de pensar em “o que escrever”, ou seja, definir qual será o assunto do seu post. Se você ainda não tem nem idéia sobre o que quer escrever, sugiro dois artigos: Procurando ideias para novos artigos, na sua rotina e no seu dia-a-dia, do Fique-rico, e Não sabe mais sobre o que escrever? Faltou inspiração?, escrito pela Sandra no Info Macross. São um ótimo remédio contra a falta de criatividade.
Quando já tiver se decidido sobre o assunto, é hora de seguir as dicas abaixo.
Pesquise outros blogs
Esta etapa inicial é importantíssima e deve ser realizada antes mesmo de você iniciar o seu artigo. Você pode fazer isso através do Google ou, mais especificamente, do Google Blog Search (http://blogsearch.google.com).
Caso você não encontre ninguém falando sobre o tema que você irá escrever, isso pode significar duas coisas: ou o assunto não interessa a ninguém – e nem vale a pena escrever sobre ele – ou você encontrou uma ótima oportunidade para preencher essa lacuna. Vai do seu bom senso a análise nesse caso.
Mas, o que é mais comum é você encontrar já diversas outras pessoas falando sobre o mesmo assunto que você. Neste caso, é importante que o seu artigo não seja apenas “mais um”. Leia os outros artigos para descobrir onde você pode ser diferente. Pode ser um aspecto que ainda não foi tratado, uma nova informação, uma corrente divergente. Se você se limitar a escrever o que os outros já escreveram, a sua chance de se destacar é pequena.
Então, antes mesmo de começar a escrever, pergunte-se: “valerá a pena ler o meu artigo?”.
Anote os links que você encontrar, pois você fará uso deles.
Pesquise o assunto
Pronto. Você decidiu-se a escrever seu artigo e já sabe quais diferenciais ele deverá ter. É hora então de pesquisar sobre o assunto. Por mais que você já domine o que vai escrever, é sempre uma boa idéia pesquisar o assunto no Google, em busca de novidades e informações que possam agregar valor ao seu artigo.
Filtre o que realmente vale a pena ler, pois normalmente você encontrará muito conteúdo de baixa qualidade. E gaste um tempo lendo os artigos que selecionou. Isso o ajudará bastante na redação do seu artigo.
2. Escrevendo
Seja original
Se você realizou as pesquisas que citei acima, já sabe o que os outros escreveram. Evite, então, ser repetitivo e crie algo original, que chame a atenção. Ponha-se no lugar de quem está lendo seu artigo. Você o indicaria para outras pessoas lerem? Se a resposta for um sincero “sim”, você está no caminho correto.
Escolha um bom título
Crie um título que chame a atenção de quem você pretende atrair. Lembre-se que a concorrência que você enfrentará em leitores de RSS e ferramentas de busca será grande. Se o título não for interessante, é bem provável que a pessoa nem virá até sua página para lê-lo.
Cuide da ortografia e gramática
Para muitos, esta é a parte mais chata e complicada da elaboração de um artigo. Mas, ela deve ser levada com extremo cuidado. Eu mesmo já deixei de ler artigos que pareciam interessantes porque me deparei com erros graves logo no primeiro parágrafo. Leia, releia, utilize as ferramentas de correção, peça para alguém ler. Quanto mais cuidado você tomar, melhor será o resultado final.
Cite outros artigos
Se, durante a sua pesquisa, você encontrou artigos interessantes em outros blogs – ou em seu próprio - e que tenham um conteúdo relacionado com o seu, cite-os, indicando o link para acessá-los.
É uma ótima forma de complementar seu texto sem ser repetitivo. Além disso, essa prática é vista com bons olhos pelos outros blogueiros, porque é uma mostra de reconhecimento pelo trabalho deles e uma divulgação do artigo original.
Mas, seja comedido nesta prática: cite apenas alguns artigos, escolhendo aqueles que realmente valem a pena. E, um detalhe importante: ao colocar o link, configure-o para ser aberto em outra página (se não sabe como, leia a última seção do artigo Utilizando o Live Writer para escrever em seu blog).
3. Após escrever
Depois que você já escreveu seu artigo, é hora de divulgá-lo. A não ser que seu blog já tenha um grande fluxo de visitantes, ninguém saberá de seu artigo. Então, você precisa “espalhar a notícia” de que existe um novo artigo em seu blog. Com as dicas abaixo, você fará isso de forma simples e eficiente.
Atualize o sitemap do Google
Vá à página http://www.google.com/webmasters e atualize o sitemap de seu blog. Dessa forma, o Google indexará mais rapidamente o seu artigo, e ele estará disponível para quem fizer uma busca pela ferramenta. Se você não sabe do que estou falando, leia o artigo Google Webmasters: Sitemap.
Divulgue em sites
Divulgue seu artigo em sites específicos para a divulgação. Na página Links úteis para gerenciar seu blog eu cito os sites que me trazem mais retorno de visitas. Uma alternativa é o Post Social, que citei em meu artigo Divulgando seus artigos com o Post Social.
Muitas dessas ferramentas fazem a triagem dos artigos recebidos, então você só será publicado caso tenha realmente escrito um artigo de boa qualidade.
Comente outros artigos
E, por fim, volte aos blogs onde você encontrou artigos relacionados ao seu e deixe comentários. Mas, seja consciente: leia o artigo, escreva um comentário relevante e, por fim, indique o link do seu artigo como um complemento à leitura. Seja extremamente cuidadoso ao fazer isso, para não fazer apenas uma “propaganda gratuita” do seu blog.
Comente também nos blogs cujo artigo você tenha eventualmente citado no seu texto. Diga ao autor que você gostou do texto dele e o citou. Fazendo isso da forma correta, o resultado será positivo tanto para você quanto para o autor do texto original.
É isso. Seguindo essas dicas simples, você aumentará as chances de ter escrito um artigo com boa qualidade, e que será encontrado e lido com interesse pelos seus visitantes.