Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

sexta-feira, novembro 22, 2013

Mulheres na religião

Nada como um tema forte e marcante para assinalar o regresso á minha escrita no blog, ja tinha saudades disto, pois ser empregado sonae não é nada fácil, e o João já lá ta á cerca de treze anos! Depois falo sobre essas novidades, assim que possa, como é evidente.

Passemos ao tema que venho aqui falar, religião! Desde que vi o filme "O Codigo Da Vinci" que comecei a ver realmente o que era a igreja e cada vez acho mais que tenho razão em pensar assim, e até já conheci pessoas mais velhas que eu, que supostamente poderiam ser católicas ferrenhos, mas não, curiosamente têm as mesmas ideias e o mesmo pensar que eu! Não se trata aqui de acreditar ou deixar de creditar
na figura de Deus, trata-se da própria igreja que devia mudar radicalmente a sua maneira de pensar e de agir.

Depois do restauro das Catacumbas de Priscila há quem defenda que os frescos destes subterrâneos que serviram para sepultar cristãos entre os séculos II e V mostram que a igreja dos primórdios era bem mais progressista no que toca à ordenação de mulheres.
Relacionar este tema com o cemitério romano redescoberto no século XVI, escavado 300 anos depois e que acaba de reabrir depois de cinco anos de trabalhos de restauro não é novo, mas agita sempre as águas. De um lado as associações que querem ver as mulheres a desempenhar funções de sacerdotes na igreja católica, do outro, como seria de esperar, o Vaticano e os seus arqueólogos a dizer que as alegações não passam de “contos de fadas”.
 Claro que para os do Vaticano é um "conto de fadas", é tudo um jogo de interesses! Dar força ás mulheres seria por de lado muitas das suas ideia, e permitir o casamento dos Padres e Bispos, aceitar que Jesus tenha sido casado e que desse casamento tenhas nascido uma menina chamada Sara! Seria deitar por terra muitos séculos de decisões erradas! Como por exemplo a perseguição aos Templários e ás mulheres que eles
acham ser bruxas ou feiticeiras.

O debate reacendeu-se agora porque os trabalhos de conservação no labirinto subterrâneo com 13 quilómetros dedicaram especial atenção às pinturas murais, que foram cuidadosamente limpas com recurso a tecnologia laser, revelando com maior nitidez pormenores que podem sustentar a tese de que as primeiras comunidades cristãs tinham mulheres-padres. É pelo menos nisto que acreditam as organizações Women’s Ordination Conference (norte-americana) e a Association of Roman Catholic Womenpriests (internacional), que vão buscar dois exemplares de frescos para ilustrar as suas teorias.Um deles está num quarto conhecido como “Cubiculum da Mulher do Véu” e mostra uma figura feminina de braços erguidos, à semelhança de um padre que celebra missa. Diz a página oficial deste sítio arqueológico que as vestes que usa são litúrgicas e que até tem uma estola, faixa de tecido que faz parte dos paramentos usados pelos sacerdotes. Noutro espaço, “A Capela Grega”, está representado um grupo de mulheres sentado a uma mesa, evidenciando gestos reconhecíveis por quem assiste hoje a uma missa.
Se quiserem podem ler o resto do artigo, está muito interessante.



Sem comentários: