Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

domingo, julho 07, 2013

Sal

Toda a gente gosta de temperar a comida com um pouco de sal, eu noto isso, a minha avó põe carradas de sal em tudo, seja lá o que for, mas eu tenho vindo a optar por reduzir o sal nos alimentos, por isso quando alguém põe um pouquinho a mais eu noto a diferença, e já não me sabe tão bem. O sal faz retenção de liquidos, e...

o excesso de sal é um importante factor causador de aumento da pressão arterial e de doença vascular.
Daí que seja importante reduzir esse hábito! Não é fácil porque todos nós estamos ligados ao sal e é complicado temperar os alimentos sem usar um pouco de sal.
Mas ainda que este problema e as suas consequências estejam bem identificados é difícil resolvê-lo. Uma das razões é a presença insidiosa, quase invisível, do sal em muitos produtos alimentares do nosso dia-a-dia. Conservas, enchidos e fumados de carne ou peixe, mas também leguminosas ou hortícolas enlatados são um exemplo, assim como o são o queijo e o pão. Mais difícil será imaginar que algumas bolachas, mesmo doces, ou ainda sopas embaladas terão uma quantidade de sal exagerada, mas esta é a realidade. E importa saber também que um caldo de carne tem quase metade do seu peso constituído por sal.
É pois complicado escapar-lhe, tanto mais que a nossa predileção pelo sabor salgado tem dificuldade em adaptar-se a quantidades menores de sal na alimentação. A solução passa sempre por uma redução lenta e progressiva do sal nos alimentos, proporcionado ao organismo o tempo necessário para que o paladar se possa adaptar. A utilização abundante e imaginativa de ervas aromáticas traz aqui um inestimável valor de saúde - e também gastronómico. A utilização de flor de sal como alternativa é não só muito mais dispendiosa como inútil, uma vez que a quantidade de cloreto de sódio é apenas marginalmente inferior. Mais recentemente surgiram no mercado alguns substitutos de sal, que podem ser uma alternativa para quem tolerar a natural diferença de sabor e o elevado custo.
 Toda a gente ficou revoltada quando se reduziu a quantidade de sal do pão, mas pensaram nos outros alimentos que compramos e que também deviam ter menos sal?
Em Portugal existe uma lei que limita a quantidade de sal que pode conter o pão, mas o valor limite é, na nossa opinião, ainda excessivo. Existe também a obrigatoriedade de mencionar a quantidade de sal nos alimentos, o que permite uma escolha mais informada àqueles que pretendem reduzir o sal na sua alimentação. Muito mais terá que ser feito a este respeito, mas entretanto cabe também a cada um de nós ir fazendo o que está ao seu alcance para reduzir o sal na comida. Pela nossa saúde.

Fonte: Publico

Sem comentários: