Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

sábado, novembro 05, 2011

Kiribati, uma ilha a afundar-se

Kiribati, é um país da Micronésia e Polinésia que ocupa uma área muito vasta do Oceano Pacífico, mas que é bem pequeno em termos de área terrestre. É o primeiro país a mudar de ano, na ilha de Kiribati, mas pode vir a deixar de o ser. A ilha fica apenas três metros acima no nível do mar, e este tem conquistado muito terreno há pequena ilha obrigando muitos residentes a mudar de local vendo as suas habitações serem destruídas e levadas pelo mar.
O Kiribati está a afundar-se, e o governo local já pediu ajuda de outros países para evacuar o arquipélago. A agua salgada está a contaminar os poços, cuja água era usada para banhos e a lavagem da roupa, e também para a rega das hortas que sucumbem pelo elevado nível de sal. O povo então percebeu que, se não adaptasse seu cultivo à nova realidade, teria de se conformar com uma dieta baseada em arroz e enlatados - alimentos que já monopolizam o prato de boa parte da população.



Assustados com o mau-humor das marés, que derrubam até paredões recém-construídos para conter o mar, o povo de Kiribati tenta evitar mais uma mudança. Como as ondas que invadem os seus poços, os residentes acostumaram-se com o vaivém pelo Pacífico. A maioria abandonou o arquipélago, que, agora, afunda.

Fontes:

Sem comentários: