Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

sábado, outubro 23, 2010

Duas Semanas

Hoje vou fazer o resumo destas duas semanas, poderia fazê-lo ao fim da primeira mas ainda não tinha nada que contar porque como é óbvio estive a ambientar-me ao local e a aprender com o sistema funciona.
O meu trabalho nestas duas semanas resumiu-se a lançar e contabilizar facturas, e no inicio achei que ia trabalhar com um programa tipo Primavera ou Oracle, mas não, o programa chama-se CG e esta a integrado num sistema chamado AS400
Até aqui tudo fixe, apesar de não entender nada do programa - porque todos os "ecrãs" que ele mostrava me pareciam iguais - o meu grande problema eram mesmo as contas, isto porque tenho andado a aprender as do POC quando já devia estar a estudar as do SNC que é o novo plano de contas desde Janeiro deste ano, mas felizmente as contas novas já fazem parte do programa de contabilidade e eu praticamente nem tenho que as saber, porque quando vou contabilizar uma factura, para que ele fique como paga ou saldada, as contas já la estão no debito e no credito, raramente tenho de adicionar uma conta a credito, somente quando me dá desvio nas contas, ou seja quando o saldo dos débitos e dos créditos não é igual.

Na contabilidade e naquela empresa - e certamente em todas - existem várias áreas relacionadas com a contabilidade, até agora tenho estado mesmo no departamento de contabilidade, mas também há o de tesouraria, o comercial, o das compras e o da exportação, que é o mesmo que dizer vendas.
Logo no quarto dia já achava aquilo uma seca, é difícil estar-se num estagio e a fazer-se algo que não se gosta muito, mas também ainda não tinha muito trabalho. Isto até tem cenas engraçadas mas obviamente não se pode fazer apenas aquilo que se gosta, até no jornalismo devem haver cenas chatas, em todo o lado é assim, a diferença está realmente em se estar na área que se gosta pois aí ate as cenas mais complicadas podem ser interessantes.
Na quinta-feira, da semana passada dia 14, a contabilidade estava calminha, não haviam assim muitas facturas para lançar e então a chefe da contabilidade pós-me no departamento de compras para eu ver como aquilo funciona, este departamento tem duas pessoas a ambas chefes - ainda me hão-se de explicar o porquê -  a chefe das compras é fixe, mas por vezes chata porque fala pelos cotovelos em vez de me por a trabalhar, ela própria tem trabalho a mais, e o arquivo desorganizado. Mas acho que ela gosta de mim e me quer para ajudante dela - o que pode resultar em trabalho, se bem que neste estágio não houve nem há essa promessa - e por isso é que conversa tanto comigo, deve andar a testar-me para ver se tenho o perfil que ela precisa.

Durante esta semana andei a ver como se fazem abates de imobilizado, e como se gere o fundo de maneio - para quem não sabe, é um fundo em dinheiro para despesas que os trabalhadores precisem de fazer e paguem com o próprio dinheiro, estes trabalhadores preenchem um ficha e depois a empresa (vai ao fundo de maneio) e devolve essa quantia.

Estive a ver também como se fazem cartas para a auditoria - as cartas já estão pré-escritas, apenas há que mudar as datas, estas cartas (aos bancos, fornecedores, clientes, etc,) são enviada para a auditoria e daqui cada carta vai para o seu destino para que depois se possam conferir se os números estão correctos - depois vi como se fazem pagamentos a fornecedores, no site do banco cria-se um ficheiro que depois a chefe da contabilidade tem dizer se está ok e só então o banco vai debitar na conta do fornecedor para saldar a factura.

E de resto tem sido isto. Sinto-me um pouco a saltitar entre a contabilidade e as compras porque tenho a chefe de cada departamento a puxar-me ora para um lado ora para o outro. Vamos ver como será a próxima semana.

Sem comentários: