Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

segunda-feira, agosto 30, 2010

O Mistério da areia

"Praia grande", a beach in Portugal,...Image via Wikipedia
Toda a gente sabe, ou pelo menos ja reparou, que a areia da Praia Grande por vezes fica muito negra e escura e que aquilo se agarra aos nossos pés ficando nós com eles completamente pretos. Desde pequena que ouço os mais velhos dizerem que as manchas negras eram devidas a alcatrão ou petróleo dos barcos. Mas que barcos? Nunca os vi naquela praia nem da Praia das Maçãs, mas essa está sempre limpa, não tem estas manchas na areia. E para quem não sabe eis um pouco de informação sobre a composição da areia.

Areia é um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício, com 0,063 a 2 mm.
Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água. Através de processos de sedimentação pode ser transformada em arenito.
Constituída por fragmentos de mineral ou de rocha, cujo o tamanho varia, conforme a escala de Wentworth, de maior que 64 µm (1/16 mm) e menor que 2 mm.



 
A areia é feita de sílica, obvio, mas esta tem algo mais sem ser a sílica e por isso mesmo fica negra, no entanto não pode de maneira nenhuma ser alcatrão senão ao passar a tolha as pessoas continuavam com os pés pretos, ou seja, o negro agarrava-se mesmo à pele e não é isso que se verifica. As duas por três acabamos por ficar a pensar que também existe areia negra.
O que vêm no saquinho é uma amostra da areia da praia, apanhada mesmo na zona onde se nota mais esta acumulação de materiais, ou seja lá o que for que vamos descobrir.
Este objecto é um iman. Para que o quero? Ora, para fazer uma experiência muito engraçada com a areia. Vejam lá a próxima foto.
Tão a ver aquela bola preta? Sabem o que é? Aposto que não.
O íman que mostrei há pouco está neste momento tapado pela bola negra do lado de fora do saco. Ja adivinharam? Exacto, é ferro! As manchas negra da Praia Grande e que toda a gente me dizia que era alcatrão é na realidade ferro, e não é assim tão pouco quanto isso, mas como está muito fininho mistura-se com a areia de sílica normal da praia.
Veêm o meu iman do lado de fora com os sedimentos de ferro todos agarradinhos a ele? Ah pois é! Fiquei pasmada, porque realmente julguei o que íman me ia cair ao chão, não ele mantém-se firme colado ao saco, e claro que a sílica cai toda para o fundo do saquinho.
Ah, mas ainda nao expliquei de onde veio o ferro. Vem das rochas. Lembram-se da primeira foto que mostra a praia toda e lá ao fundo a montanha? Pois nessa montanha existem veios de ferro, e é esse mesmo ferro que por acção do mar e do vento fica assim, no fundo aquilo que o mar faz com as rochas que origina a areia normal também acontece com este veios de ferro que estão dentro das rochas.
E esta, hein?

Sem comentários: