Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

quinta-feira, novembro 19, 2009

Poortugaal

Não, nao me enganei a escrever o nome do meu país, é exactamente assim, mas não propriamente a falar desde nosso pequeno rectângulo onde vivemos.
Estou a falar de uma província a sul de Roterdão na Holanda.


 

A história da povoação data do Século XV; tem uma igreja desse período. O nome provavelmente deriva de Portugal, tanto que há enorme semelhança em ambos brasões de armas igualmente na época.
Em 1 de Janeiro de 1985 fundiu-se com Rhoon para formar o município de Albrandswaard.(in Wikipedia)


A região envolvente de Poortugaal, nos arredores de Roterdão, já era habitada no século IV AC. Cerca de meio milénio depois, os romanos tentaram fixar-se no território que, no entanto, só viria a ser povoado, de modo estável, a partir do século IX.
Por volta de 1170, os moradores da região começaram a defender-se do desnível das águas através da construção de variados diques. Foi assim que surgiu um primeiro polder com cerca de cem hectares. No centro desse polder inicial, edificaram-se diversas construções em madeira (pelo menos algumas casas, uma torre e uma primeira igreja). No século XIII, a sul do sistema de diques já existente, foi-se concentrando alguma população que não dispunha de terra (denominada mais a sul por servos da gleba) e que acabaria por dar origem à actual povoação de nome Poortugaal.
Um dos sintomas interessantes dessa relação com Portugal é a existência, ainda hoje, de uma família com o nome “Tempelaar”. O ramo mais antigo dessa família remonta a 1574 (Herman), embora haja ascendentes com variações desse mesmo apelido, nomeadamente “Tempelar”, “Tempeler”, “Tempelers” ou “Tempelaer”. É provável - afirma-se no site da família (onde o Convento de Cristo de Tomar é ostentado) - que a genealogia derive de alguma ligação à Ordem lusa dos Templários, sendo, no entanto, quase certo que o actual nome deverá ter aparecido já depois de extinta a ordem. Nas várias pesquisas que levei a cabo, em torno desta curiosa povoação do Ijsselmonde, não encontrei vestígios de fixação judaica oriunda de Portugal, na sequência do fatídico início de quinhentos (fica desde já lançado o repto a quem vier a encontrar). (in Miniscente)







Esta vila tem um brasão que se assemelha á nossa Bandeira de Portugal, com as cinco quinas, o vermelho e a coroa, so falta mesma a côr verde








Tem belos lagos, uma rara beleza natural e aparentemente parece ser uma vila muito pacada.



Talvez mais um bom lugar num mundo para se viver.
Ja agora vou acrescentar mais uma coisa, descobri isto no programa da SIC "Nós por cá" e como achei bastante interessante resolvi pesquisar visto que tinha o portátil a dois passos de mim. Espero que todos tenham gostado!



Sem comentários: