Um dos blogues mais bonitos e originais e que merece ser visitado mais do que uma vez, pelas suas curiosidades, historias num mundo magico, videos de musica e cinema, entre muitas outras coisas...
(Dito por um fã)

_____________________________


O primeiro passo para superar o bloqueio de escritor não é começar a pensar, mas começar a escrever." ~*~ Christopher Rice.

Pesquisar neste blog

A Minha Melhor Amiga

Daisypath Friendship tickers
Se eu tenho um contador de namoro, porque não um contador de amizade?? ;)

Namorando...

Daisypath Anniversary tickers
Um dia sem ouvir a tua voz é como descobrir que o mar morreu.

domingo, outubro 18, 2009

Afinal o Twitter é Portugues!!

O limite era de 160 caracteres e a tecnologia assentava no telemóvel. Cada pessoa podia criar um canal próprio, escrever sobre o que lhe apetecesse e difundir a informação para todos os seguidores que subscrevessem o serviço. Reconhece esta tecnologia? Não é o Twitter, é o Jarbas. Foi criado em Portugal em 2003, muito antes de Biz Stone e Evan Williams sequer sonharem em ter a rede social mais popular do momento.
No auge da popularidade, o Jarbas chegou a ter mais de mil utilizadores. Ao contrário do que o criador previra, os mais entusiastas eram entidades com as mais estranhas ocupações. Havia uma organização de produtores de batata na Golegã que emitia informações úteis para os agricultores, associações culturais que davam informações sobre a agenda de actividades e até câmaras municipais que difundiam boletins de cinema. O público em geral ainda não estava preparado para o fenómeno da rede social que surgiria poucos anos depois.
Diziam-me que 160 caracteres era muito pouco, que não valia nada, e que as pessoas gostavam era de se sentar no sofá à espera que a informação lhes fosse enfiada pelas goelas", lembra o programador de software. É claro que estavam redondamente enganados, como o YouTube e o Twitter vieram provar pouco tempo depois.

Quando o Twitter apareceu, em 2007, o criador não conseguiu ignorar a semelhança em relação ao serviço que tinha desenvolvido. Mário, que na altura tinha 41 anos, defende que "Portugal é avesso à inovação" e que as políticas de incentivo não passam de "tretas". A verdade é que há vários exemplos como este em Portugal: tecnologias inventadas antes do tempo e que falharam, para serem sucessos internacionais de outras empresas. E mesmo quando são bem-sucedidas, como o cartão pré-pago inventado pela Portugal Telecom em 1995, não se lembraram de patentear o invento. Lá fora, ignora-se que a invenção é portuguesa.

E como sempre, quando Portugal inventa algo são os outros que ficam os louros, por vezes chegou a ter vergonha de Portugal, mas é um país que amo. Já fomos donos do mundo a neste momento somos um zero á esquerda, somos os primeiros nas coisas más. Ao menos o Portugues que inventou o autoclismo das sanitas nao se esqueceu de o patentear, mas isso deve ter sido porque ninguem queria ficar celebre por isso, tanto que como foi um Portugues ninguem se lembra e ninguem quer saber.
Lar doce Lar!!

Ah, ja me ia esquecendo no meio da revolta, descobri o artigo neste site, se quiserem ver estão á vontade.

Sem comentários: